Do mítico ao imagético: a espetacularização em Órfãos do Eldorado, de Milton Hatoum
Autores
Maria Emília Martins da Silva
Palavras-chave:
Contemporaneidade, mito, identidade, sociedade do espetáculo
Resumo
A novela Orfãos do Eldorado, do escritor amazonense Milton Hatoum, pode ser vista como uma estrutura de não ditos. Há na linguagem literária do autor uma obscuridade, chegando às questões da subjetividade humana, identidades nacional e local e universalização do mito. Este artigo objetiva expor a novela de Hatoum como mote da ideia de que o mito – uma imagem especular – é uma tentativa de recobrança do sujeito contemporâneo de sua unidade perdida, que é a origem da sociedade do espetáculo, segundo o teórico Guy Debord.
Biografia do Autor
Maria Emília Martins da Silva
A autora é Mestranda em Literatura e Crítica Literária na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Graduada em Estudos Literários pelas Faculdades Integradas Teresa D’Ávila. Bolsista CAPES