Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Leitura Flutuante é uma revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise (CESPUC) que tem como objetivo a divulgação e discussão acadêmica de textos originais sobre as implicações temáticas traçadas entre a contemporaneidade e problemática da subjetividade. A revista se propõe a publicar estudos relativos a área interdisciplinar das ciências humanas que reflete sobre uma clínica da cultura contemporânea, especialmente pensada em relação a Semiótica aplicada e a Psicanálise em extensão. QUALIS B4 e indexada pelo SciELO

 

Políticas de Seção

Editorial

Apresentar a temática do número e o conteúdo da revista.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Publicar resenhas de livros e textos importantes para os estudos em semiótica e psicanálise inéditos. Excepcionalmente podem ser aceitos artigos publicados especialmente em outras países.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

##section.default.policy##

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisa

Publicar relatos de pesquisa com relação ao tema da revista, de um ou mais autores, incentivando, mas não exclusivamente, jovens pesquisadores.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Publicar entrevistas com professores, pesquisadores e pessoas que possam contribuir com os estudos em semiótica e psicanálise, mesmo aqueles não envolvidos diretamente com pesquisa ou ensino, como artistas plásticos, cineastas, publicitários, escritores e outros.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Procedimentos para submissão e avaliação do manuscrito

Os autores devem submeter seus trabalhos aos editores da revista.

Os textos recebidos serão inicialmente apreciados pelo Conselho Editorial. Se estiverem de acordo com as normas para publicação e forem considerados como potencialmente publicáveis, serão encaminhados aos membros do Conselho para emissão de parecer.

Os pareceres dos consultores comportam três possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulações; c) recusa integral. Os autores serão notificados em qualquer um desses casos.

Caso o resultado do parecer seja aceitação com reformulações, o texto será devolvido ao autor, que deve realizar todas as alterações no período indicado pela equipe editorial.

O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores.

A decisão final sobre a publicação, ou não, do texto é sempre do Conselho Editorial.

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...