At the Cutting Edge Between Semiology And Phenomenology: The Bloody Performances of Orlan and Franko B
Palavras-chave:
Body, Lacan, Semiology, PhenomenologyResumo
This paper sets out to explore the intricacies between trauma, performance and the body through an in-depth analysis of the various ‘performances’ and ‘rehearsals’ of the French performance artist Orlan and the Italian artist Franko B. Through the lens of psychoanalytical, semiological and socio-theoretical frameworks, and via recourse to trauma and performance studies, it attempts to trace the widespread and obsessive fascination with the tearing and ripping apart of skin. It also draws on Baudrillard's work on the postmodern, Derrida, and Judith Halberstam’s work on the Gothic, amongst others, to cement its arguments.
Referências
See Works Cited section.
Downloads
Publicado
2013-02-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).