Nome e Sobrenome: uma forma significante de chamar e ser chamado

Autores

  • Paulo Henrique Yaekashi

Palavras-chave:

Psicanálise, nomes, cultura,

Resumo

Muitos tem delegado grande poder ao seu nome, como se este fosse algo que os determinassem em suas ações e condutas. A partir de uma posição psicanalítica lacaniana, pretende-se questionar as determinações dos nomes e incluir as sobredeterminações dos sobrenomes, através de algumas releituras de acontecimentos culturais presentes nas mídias (reportagens, internet, filmes e música). Significantes tão apagados na nossa atual cultura, mas com grande peso para a organização do Sujeito e das neuroses.

 

Biografia do Autor

Paulo Henrique Yaekashi

Formado em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo em 2005. Cursando Especialização em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura, pela COGEAE/PUC-SP. Membro-fundador do Instituto Langage. Atualmente, é responsável pelas oficinas de Pensamento Crítico e de Informática na Associação Civil Anima.

Referências

A Clínica. In: Pscicanálise Lacaniana, Cap. IV, de Márcio Peter de Souza Leite. Disponível em http://www.marciopeter.com.br/links2/psilacan/psilacaclinica.html, último acesso em 22 de outubro de 2012.

CALLIGARIS, Contardo. Introdução a uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

ENGELS. Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Disponível em http://www.4shared.com/office/PYLjq1Vt/A_Origem_da_Famlia_da_Propried.html, última visita em 22 de outubro de 2012.

GENTIL, Ana Catarina. O signo: significado e significante. FBAUL, 2006. Disponível em http://aquele.do.sapo.pt/fbaul/3941significSignificantXX.pdf, última visita em 22 de outubro de 2012.

LACAN, Jaques. O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

_____________. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

_____________. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: J. Lacan, Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

_____________. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.

VANIER. Alain. Lacan; trad. Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

Downloads

Publicado

2013-02-01

Edição

Seção

Artigos