Nome e Sobrenome: uma forma significante de chamar e ser chamado
Palavras-chave:
Psicanálise, nomes, cultura,Resumo
Muitos tem delegado grande poder ao seu nome, como se este fosse algo que os determinassem em suas ações e condutas. A partir de uma posição psicanalítica lacaniana, pretende-se questionar as determinações dos nomes e incluir as sobredeterminações dos sobrenomes, através de algumas releituras de acontecimentos culturais presentes nas mídias (reportagens, internet, filmes e música). Significantes tão apagados na nossa atual cultura, mas com grande peso para a organização do Sujeito e das neuroses.
Referências
A Clínica. In: Pscicanálise Lacaniana, Cap. IV, de Márcio Peter de Souza Leite. Disponível em http://www.marciopeter.com.br/links2/psilacan/psilacaclinica.html, último acesso em 22 de outubro de 2012.
CALLIGARIS, Contardo. Introdução a uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
ENGELS. Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do estado. Disponível em http://www.4shared.com/office/PYLjq1Vt/A_Origem_da_Famlia_da_Propried.html, última visita em 22 de outubro de 2012.
GENTIL, Ana Catarina. O signo: significado e significante. FBAUL, 2006. Disponível em http://aquele.do.sapo.pt/fbaul/3941significSignificantXX.pdf, última visita em 22 de outubro de 2012.
LACAN, Jaques. O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
_____________. O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
_____________. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: J. Lacan, Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
_____________. O seminário, livro 5: as formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
VANIER. Alain. Lacan; trad. Nícia Adan Bonatti. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).