A mulher d'Elle: o ideal de beleza contemporâneo estampado na capa da revista
Palavras-chave:
Beleza, Revista feminina, Ideal de beleza, Consumo, NarcisismoResumo
O presente trabalho teve como objetivo identificar o padrão de beleza das mulheres, imposto pela sociedade de consumo, e analisar, a partir das capas da revista Elle, a cultura do corpo, e suas articulações com a contemporaneidade, pesquisando os artifícios sígnicos que promoveram a construção dessas imagens para funcionarem como causa do desejo, mas também de sofrimento psíquico. O estudo elegeu como objeto de análise as capas da revista Elle de setembro de 2011 á novembro 2011, os aspectos imagéticos foram compreendidos sob a visão da semiótica, legi-signo, representados por símbolos que passam a ser valorizados socialmente e culturalmente. Observou-se que a imagem idealizada, editada em Photoshop, esteve em todas as capas de revista feminina e o mercado de consumo se aproveita dessa ferramenta para persuadir a venda. Foram constatadas imagens apelativas de corpos quase nus e sensuais, com diversos números, listagens e chamadas para itens que deveriam ser consumidos para que elas tivessem um corpo como o da modelo da capa, como: acessórios, roupas, dietas e cirurgias plásticas. Concluiu-se que a composição e o posicionamento das capas das revistas, no que diz respeito aos seus elementos visuais, acompanha a ideologia do mundo midiático de consumo, causando um efeito de sentido entre a imagem e as chamadas propostas, tornando-se atrativa para o leitor, passando por alguém que reconhece de maneira concreta ou imaginária uma necessidade de consumir determinados produtos.Downloads
Publicado
2014-01-31
Edição
Seção
Pesquisa
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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