Não é apenas um filme: a semiótica psicanalítica versus o esgotamento de sentido

Autores

  • Amanda Mont'Alvão Veloso Rabelo Especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP

Palavras-chave:

Cinema, Sentido, Violência, Estranhamento, Linguagem, Subjetividade

Resumo

O presente trabalho é uma análise dos sentidos possíveis dentro da narrativa do filme “O Mundo de Leland”, de 2003. O fio condutor é o estranhamento provocado por uma ação do protagonista, Leland, que assassina um garoto autista sem motivo aparente, chocando a comunidade em que vive. Apoiada na semiótica psicanalítica, a análise pretende explorar os signos propostos pela linguagem cinematográfica e conjugá-los ao entendimento psicanalítico de que os sujeitos possuem subjetividades muito particulares, cujas motivações  escapam – com certa dose de angústia –  da compreensão alheia.

Biografia do Autor

Amanda Mont'Alvão Veloso Rabelo, Especialista em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP

Jornalista pela Universidade Estadual de Londrina com especialização em Semiótica Psicanalítica pela PUC-SP

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2014-01-31

Edição

Seção

Pesquisa