O tempo lógico como índice da singularidade da estrutura lacaniana
Palavras-chave:
sujeito, estruturalismo, contradiçãoResumo
Neste artigo, tenta-se esclarecer uma aparente contradição, qual seja, aquela relativa ao estruturalismo de Jacques Lacan e à afirmação de um sujeito em seu ensino, duas componentes supostamente destinadas a se anularem. Uma vez que o estruturalismo era justamente aquilo pelo que a referência a um sujeito tornava-se inútil, pode-se perguntar como uma teoria que intenta conciliar os dois não se arruína completamente no mais absoluto contra-senso. Entretanto, costuma-se esquecer que Lacan tenta pensar o sujeito precisamente pela estrutura, tentando estabelecer qualquer coisa como uma teoria da contradição. Para indicá-lo, realizaremos a análise de um texto do Lacan pré-estruturalista, observando o que permanece desses primeiros esforços teóricos.Downloads
Publicado
2014-09-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).