Conflitualidade entre comunicação individual pessoal e autocontrole da privacidade
Palavras-chave:
Comunicação, Privacidade, Voluntária, Involuntária, ConflitoResumo
Historicamente a privacidade é encarada como garantia da liberdade de consciência, que se concretiza através do facto do indivíduo ter a sua própria privacidade. Esta tem portanto um valor instrumental, ao serviço da liberdade. Por outro lado, a privacidade tem também um valor instrumental, dado que a privacidade pode também ser revelada no espaço público, e para isso é necessário que exista liberdade de comunicação, sob o ponto de vista social e político, como condição extrínseca da revelação da privacidade. Todavia, a privacidade pode também revelar-se na ausência de uma liberdade, enquanto condição intrínseca ao próprio indivíduo, em determinadas situações do ato da comunicação. Neste artigo analisamos estas situações, comparando entre comunicação voluntária e comunicação involuntária da privacidade, feitas pelo próprio indivíduo, e salientamos o conflito que existe devido ao facto de a privacidade ser comunicada involuntáriamente, o indivíduo desejar que isso não lhe aconteça, e não o conseguir.Downloads
Publicado
2014-09-03
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).