A imagem como reflexo: uma interlocução entre mitologia e psicanálise

Autores

  • Renata Cabral Cuch PUC/SP COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
  • Flavia Suzue Ikeda PUC/SP COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA

Palavras-chave:

Imagem, Espelho, Psicanálise

Resumo

Este artigo pretende fazer uma articulação do texto: “A imagem como reflexo”, escrito por Alberto Manguel, em 2001; e o texto “Perseu, a Morte e a Imagem”, escrito por Jean-Pierre Vernant, em 2000. O primeiro faz uma reflexão acerca das questões que constroem o campo da imagem e os impactos psíquicos que ela pode causar na impressão daquele que a vê. O segundo apresenta o mito de Perseu e o confronto da imagem com o grotesco. O intuito deste artigo é observar o conceito mitológico de imagem a partir do pressuposto da teoria psicanalítica que apresenta o espelho como formador da função do EU, na qual se estrutura a identidade do sujeito. A comparação lacaniana da observação fantasmática que a criança vivencia em seu primeiro momento de vida com a construção de um autorretrato por um pintor atemporal ratifica a identificação que o sujeito precisa para se reconhecer frente a sua imagem.

Biografia do Autor

Renata Cabral Cuch, PUC/SP COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA

Mestranda em Comunicação e Semiótica, possui especialização em Semiótica Psicanalítica (2012), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga e Bacharel em Psicologia, tem experiência profissional na área de Psicologia e Psicanálise com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando e pesquisando os seguintes temas: Semiótica, Mídias e Modificações corporais. Participa do grupo de pesquisa: CESPUC (Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise), liderado pelo Prof. Dr. Oscar Cesarotto.

Flavia Suzue Ikeda, PUC/SP COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA

Mestranda  em Comunicação e Semiótica.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Sao Paulo, Brasil

Orientador: Oscar Angel Cesarotto

Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Referências

CHAUÍ, M. Introdução à história da filosofia – dos pré-socráticos a Aristóteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, v. 1.

LACAN, J (1949). O estádio do espelho como formador da função do Eu. In: ______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. p. 96-103.

MANGUEL, A. A imagem como reflexo. In: ______. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 177-199

ROUDINESCO, E. Dicionário de Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

VERNANT, J. P. Perseu, a Morte e a Imagem. In: ______. O universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 181-193.

Downloads

Publicado

2015-07-04

Edição

Seção

Artigos