O Complexo de Édipo: ontem, hoje e amanhã?
Resumo
No começo dos anos oitenta, início da minha formação em Psicanálise, costumava-se compreender o Complexo de Édipo, especificamente o incesto, a relação sexual entre um dos progenitores e seu descendente, a resultante de uma psicose. Deduzia-se que o filho enlouqueceria e a tragédia estaria posta! Porem o incesto significa mais além do ato sexual quando põe em operação o desejo da mãe como primordial ao incidir a significação fálica na rota do desenvolvimento psíquico. O incesto pressupõe o Complexo de Édipo freudiano, que por sua vez, o incesto ex-xiste, até porque ele funda a noção de parentesco.Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).