O LUGAR DO ANALISTA INVADIDO OU O ACOLHIMENTO DESDE FREUD
Resumo
RESUMO: A proposta de Lacan sobre os efeitos de seus textos sobre o leitor é de que há um sujeito que se posiciona num lugar ativo na leitura, longe de ser alienada. O leitor é invadido pelo que leu e num outro momento deve elaborar tais efeitos. Lugar inquieto porque o estilo de Lacan é de causa de desejo. Há uma semelhança com o lugar do analista, especificamente no acolhimento dos significantes que o sujeito foi invadido, o analista permite tal invasão na análise. Porém há uma diferença, pois o produto do acolhimento da fala do sujeito é propriamente um fazer falar mais. O lugar do analista é invadido para que um resto da própria análise do sujeito, acolhimento para que cause mais associações, por isso quando o analista abre a boca é para produzir algo do sujeito em análise e não é propriamente do analista o produto final.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).