PSICANÁLISE E A EXPERIÊNCIA CINEMATOGRÁFICA
Palavras-chave:
, Psicanálise, Cinema, Fantasia, Pulsão, SublimaçãoResumo
O presente artigo discute a formação subjetiva no cinema e da posição do observador na narrativa fílmica. Para tal, primeiramente aborda a construção fílmica do cinema clássico contemporâneo para depois relacionar a forma de maneira análoga aos conceitos psicanalíticos. Partindo da análise de Arlindo Machado (2007), o artigo pretende esclarecer como a arte presente no cinema pode ser compreendida como um dispositivo psicanalítico privilegiado.
Downloads
Publicado
2018-02-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).