A Constituição da Sexualidade na Psicanálise e a Performance de Gênero de Judith Butler: Aproximações e Distanciamentos
Palavras-chave:
, Sexualidade, Psicanálise, ButlerResumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a constituição da sexualidade na psicanálise e a compreensão de gênero a partir da autora Judith Butler para verificar as aproximações e distanciamentos sobre os conceitos de sexualidade e gênero. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Este trabalho se organiza em três partes: a primeira sobre a constituição sexual na psicanálise, a segunda sobre as vertentes do movimento feminista com um recorte teórico dos estudos de gênero em Butler e, por fim, na terceira parte, fazemos uma discussão entre a psicanálise e Butler com algumas considerações sobre essas teorias. Conclui-se que existem distanciamentos teóricos compreensíveis por se tratarem de correntes distintas e verifica-se aproximações que são possibilitadas pela aderência de Butler, mesmo sendo uma pós-estruturalista, de conceitos psicanalíticos, a exemplo a pulsão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).