Ideologia... de gênero? Um debate para a psicanálise de Zizek a Lacan
Palavras-chave:
psicanalise, gênero, ideologiaResumo
Este trabalho parte de uma inquietação com a forma escatológica com a qual o sintagma “ideologia de gênero” foi espalhado no Brasil ao longo dos últimos anos e alcançou um frenesi nacional no ano de 2017. Para investigar os fundamentos subjacentes a esse mal-entendido, assumi uma perspectiva situada entre a psicanálise de Jacques Lacan e sua releitura pelo filósofo Slavoj Žižek, a fim de colocar em debate o mal-estar inerente ao campo do sexual na civilização como ponto de partida para localizar o andamento desses conflitos. Partindo do princípio lacaniano de que não existe relação sexual, tentei extrair as consequências de uma releitura psicanalítica do conceito filosófico de ideologia para pensar essa circulação do sintagma “ideologia de gênero” como tentativa fetichizada de dar uma forma positiva ao antagonismo social das formas de gozo, à negatividade conflituosa que é estruturante do tecido social, mas que não é reconhecida como tal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).