SOBRE O MAL-ESTAR NA PANDEMIA: O PAPEL DA PSICANÁLISE EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS
Palavras-chave:
Pandemia, covid-19, Mal-estar na cultura, Sintoma, Escuta psicanalítica, A Peste de Albert Camus.Resumo
Este artigo tem como objetivo principal caracterizar o mal-estar instaurado na cultura contemporânea, exacervado pelo fenômeno da pandemia ligado aos efeitos do coronavírus ‒ covid-19. Explora o conceito psicanalítico de sintoma atrelado à objetivadade da saúde física e à subjetividade da saúde mental nos registros lacanianos do correlato RIS. Retoma antecedentes literários da obra a Peste de Albert Camus que prefiguram o estado do sujeito na atual cojuntura global e sinaliza vias de intervenção do psicanalista no exercício vocacional da escuta, conferindo à sociedade e ao indivíduo a dignidade moral política perdida.Publicado
2020-09-07
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).