Perturbando o Real
política e ideologia em Slavoj Žižek
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v13i2.56005Palavras-chave:
Ideologia, Extrema direita, SuperidentificaçãoResumo
Considerando a relevância dos escritos do filósofo Slavoj Žižek para a política contemporânea, o artigo busca elucidar os principais conceitos que embasam a sua teoria crítica da ideologia, tendo em vista os modos de confrontação do poder ideológico por meio de uma política que, em suas palavras, perturbe o Real do antagonismo. Com base em suas elaborações acerca do cinismo, o artigo discute as intervenções políticas propostas pelo pensador esloveno como modo de romper com a distância cínica que caracteriza as formas ideológicas contemporâneas. Os resultados da investigação apontam para a atualidade de sua obra num contexto de profundas transformações no campo político global, tendo em vista a ascensão da extrema direita e o consequente desarranjo do tabuleiro ideológico da democracia liberal.
Referências
ADORNO, T. A teoria freudiana e o padrão da propaganda fascista. Blog da Boitempo. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2018/10/25/adorno-a-psicanalise-da-adesao-ao-fascismo/. Acesso em: 21 jul. 2021.
BRYAR, T. Preferring Žižek’s Bartleby Politics. In International Journal of Žižek Studies. n. 1. Vol. 12, 2018.
MONROE, A. Interrogation machine: Laibach and NSK. Cambridge: The MIT Press, 2005.
SILVA, A. O valor relativo das ilusões no pensamento de Slavoj Zizek. Tese (Doutorado em Filosofia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
VIGHI, F.; FELDNER, H. Žižek: beyond Foucault. Nova York: Palgrave Macmillan, 2007.
ŽIŽEK, S. A visão em paralaxe. São Paulo: Boitempo, 2008a.
ŽIŽEK, S. The Plague of Fantasies. Londres: Verso, 2008b.
ŽIŽEK, S. The Sublime Object of Ideology. Londres: Verso, 1989.
ŽIŽEK, S. Um mapa da ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
ŽIŽEK, S. O verdadeiro golpe de Trump. Blog da Boitempo, 2021. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2021/01/14/zizek-o-verdadeiro-golpe-de-trump/. Acesso em: 18 jul. 2021.
ŽIŽEK, S. Why are Laibach and NSK not Fascists? NSK State, 1993. Disponível em: https://nskstate.com/article/why-are-laibach-and-nsk-not-fascists/. Acesso em: 21 jul. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).