Fragmentos do Rock
leitura de um livro em composição
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v13i2.56344Palavras-chave:
Escrita, Pausa musical, SilêncioResumo
Este artigo visa tratar de dois temas: a escrita, com seus biografemas, e a música, lá onde ela silencia, no neutro da pausa. O livro ‘A Visita Cruel do Tempo’, de Jennifer Egan, que nos servirá como objeto de análise, se tece como uma composição entre narrativa e música, nos levando a experimentá-las através do tempo que marca a vida dos personagens. O referencial de sustentação teórica se concentra em Roland Barthes, autor que na extensão de sua obra, discutiu os pontos de interesse deste trabalho. As questões de tradução não são de nosso interesse, pois o que importa aqui é a transposição daquilo que se vale de palavras para ser dizível, e não o aspecto técnico da passagem de um idioma para outro.
Referências
BARTHES, Roland. O neutro. Trad. Ivone Castilho Benedeti. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. Hortênsia dos Santos. Rio de Janeiro: F. Abreu, 1990.
BARTHES, Roland. O canto romântico. In: O óbvio e o obtuso. Trad. Léa Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990a.
BARTHES, Roland. O prazer do Texto. Trad. J. Guinsburgl. São Paulo: Perspectiva, 2013.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2017.
EGAN, Jennifer. A visita cruel do tempo. Trad. Fernanda Abreu. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.
FREUD, Sigmund. Escritores criativos e seus devaneios. In: Obras psicológicas completas. Volume IX, 1908 (1907). Rio de janeiro: Imago, 2000.
KOVADLOFF, Santiago. O silêncio primordial. Trad. Eric Nepomuceno e Luis Carlos Cabral. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003a.
PAZ, Octavio. Liberdade sob palavra. Trad. Luis Pignatelli. Disponível em:<https://www.citador.pt/poemas/silencio-octavio-paz>
WIKIPEDIA. Disponível em:<https://pt.wikipedia.org/wiki/Jennifer_Egan>. Acesso em: 10/11/18.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).