Os impactos na família do século XXI a partir da democracia
entre a Modernidade, tradição e Novas formas de conjugalidade e parentalidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v13i2.56812Palavras-chave:
Psicanálise, Psicologia, ParentalidadeResumo
O século XX traz consigo novas transformações. Duas Guerras Mundiais destruíram os projetos unificadores e totalizantes de todas as ideologias; o movimento pela ampliação da liberdade individual e pela igualdade de direitos operou uma grande revolução da condição feminina. A força de trabalho necessária à industrialização e as duas reconstruções pós-guerra consolidaram a presença da mulher no mercado profissional. Com o avanço da medicina reprodutiva e a chegada dos métodos anticoncepcionais, a mulher passou a separar a função reprodutora do registro do desejo, o que lhe permitiu escolher entre ter filhos ou não sem ter de abdicar de uma vida sexual e amorosa.
Referências
BARCESSAT, B. A.-A. Entre pais e filhos: reflexões teóricas e ressonâncias atuais da psicanálise com crianças. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
BARROS, M. R. C. R. Do mito à fantasia: uma questão para a psicanálise com crianças. Fort-da, v. 3, p. 113- 118, 1995.
FERNANDES, A. H. Trauma e estrutura familiar. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 313-328, 2004. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482004000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 12 ago. 2020.
JULIEN, P. Abandonarás teu pai e tua mãe. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2000.
ROUDINESCO, E. A família em desordem. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).