A mente incomparavelmente

Autores

  • Paulo Roberto Carrano UFSCar

Palavras-chave:

alienação, inconsciente, linguagem, Psicanálise, separação

Resumo

Inspirado pela Psicanálise de S. Freud e J. Lacan,  o presente ensaio é um exercício de associação livre que (pros)seguiu a última sessão de minha análise pessoal. A linguagem e o Inconsciente articulam uma cadeia significante que produz efeitos de sentido pela condensação e deslizamento, ou metáfora e metonímia. Com o objetivo de compreender melhor a passagem apresentada foi realizada uma espécie de autoanálise no formato de um estudo de caso levando em consideração conceitos psicanalíticos tais como o de pulsão, fantasia e sintoma, resistência, Outro, alienação, separação e identificação, tendo em conta os registros RSI Lacanianos. Para fins de distinção e direção das interpretações, ao longo do texto é também apontada uma diferenciação superficial de duas das principais estruturas clínicas, neurose e psicose.

Referências

CARRANO, Paulo Roberto. Minha louca e produtiva in-sônia. In: Leitura Flutuante. Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise, Vol. 13, N. 2, 2021.

FREUD, Sigmund. Die Traumdeutung. Leipzig und Wien: Franz Deuticke, 1900.

JORGE, Marco Antonio Coutinho. Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan: A clínica da fantasia. (Vol. 2). Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2010.

LACAN, Jacques. Função e campo da fala e da linguagem em Psicanálise. In: Escritos. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1998.

LACAN, Jacques. O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise (2ª ed.) Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1964.

Downloads

Publicado

2023-01-26