Experiências de excesso do consumidor digital:
desejo e gozo na contemporaneidade
Palavras-chave:
e-commerce, psicanálise, sociedade de consumoResumo
O presente artigo tem como objetivo explorar o âmbito do excesso dentro da sociedade de consumo inflamado pelas plataformas de consumo digital (e-commerce), das estratégias publicitárias de sedução que sustentam a constante renovação de produtos, a angústia como consequência das novidades excessivas e o gozo facilitado pelo acesso a estas mercadorias no digital. Através de uma abordagem semiopsicanalítica este artigo perpassa a relação entre o gozo no consumo, a retórica publicitária pautada pelos afetos e as novas demandas dos consumidores diante do atrito da velocidade entre o ambiente físico e o digital. Examinando especificamente campanhas publicitárias digitais que evidenciam tais alterações e transformações subjetivas afetivas dentro da lógica do consumo, o artigo demonstra aspectos dos impactos sócio-culturais perante a necessidade da criação de desejos através da renovação acelerada de mercadorias e a demanda por satisfação através do consumo pelo sujeito moderno.
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