Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!
Algumas reflexões sobre a sedução e a angústia a partir do filme O homem ideal.
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v15i2.63593Palavras-chave:
Sedução, Angústia, RobóticaResumo
Este trabalho pretende apresentar a relação do sujeito no espaço erótico-relacional em tempos de relacionamentos atravessados pela tecnologia e pela robótica. O campo da sedução, fundamental para o despertar do desejo e da vivência de fantasias eróticas, modulado pela angústia, ainda funcionaria na relação com as máquinas? O filme Ich bin dein meinsch (Eu sou seu humano / Eu sou sua pessoa), traduzido por I’m your man, e no Brasil, O homem ideal, da diretora alemã Maria Schrader, me serve para algumas reflexões acerca desse tema.
Referências
ALLOUCH, Jean. Erótica do Luto no tempo da morte seca. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004
BAUDRILLARD, Jean. Da Sedução. Campinas, SP: Papirus, 1991
CALAZANS, Roberto. “Sobre a psicopatologia dos atos”. Revista Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, nº1, vol. 27, janeiro a junho, 2015, p. 123 – 136. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/pc/a/3CnRTZJC4pMrZzcQHJFTF3r/#
FREUD, Sigmund. (1920). Além do princípio de prazer. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005
MARQUES, Lícia Carvalho. Novas elaborações psicanalíticas sobre a sexualidade feminina a partir do declínio da lógica fálico-edípica. Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2004. Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento de Psicologia.
PAULA, Laerte de. A casca do tempo nascente, ensaio sobre a sedução. São Paulo, SP: Zagodoni, 2022
SIBONY, Daniel. Sedução o amor inconsciente. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).