Do Surrealismo ao New Queer Cinema

experimentalismos oníricos na contramão da repressão sexual

Autores

  • Alexandre Cardoso Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/lf.v16i1.66313

Palavras-chave:

Surrealismo, psicanálise, cinema

Resumo

Estendendo-se da literatura à fotografia e às artes plásticas e, mais tardiamente, ao cinema, o surrealismo revolucionou de maneira impressionante a linguagem clássica das artes. De fato, como se sabe, desde os alvores do século passado, o movimento introduziu seus singulares métodos de montagem e sua filosofia própria nas estruturas narrativas desses diferentes domínios estéticos, em honra do reconhecimento das manifestações do inconsciente. Diante disso, o objetivo do presente artigo é não apenas reapresentar o movimento, em sua conexão com a psicanálise, mas valer-se da própria revolução psicanalítica, com sua teorização da ambiguidade sexual,  para  examinar a questão dos gêneros e das posições sexuais no seio de uma cinematografia de risco mas não obstante marcada pela assinatura masculina e pela cisheteronormatividade. 

Referências

BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Rio de Janeiro: Nau, 2001.

CHADWICK, Whitney. Women Artists and the Surrealist Movement. Londres: Thames and Hudson, 1991.

FERRARAZ, Rogério. O veludo selvagem de David Lynch: a estética contemporânea do surrealismo no cinema ou o cinema neo-surrealista. 1998. 170f. Dissertação (Mestrado em Multimeios) — Universidade de Campinas (UNICAMP), Campinas, 1998.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Obras Completas de Sigmund Freud, Vol. 04. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FREUD, Sigmund. O Recalque. In: FREUD, Sigmund. Escritos sobre a psicologia do inconsciente, v.1. Rio de Janeiro: Imago, 2004, p. 175 - 193.

GERACE, Rodrigo. Cinema Explícito: representações cinematográficas do sexo. São Paulo: Perspectiva, 2015.

LIMA, Sergio. O olhar selvagem: o cinema dos surrealistas. São Paulo: Algol, 2008.

NADEAU, Maurice. História do Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.

NAZÁRIO, Luiz. O Surrealismo no Cinema. In: GUINSBURG, J.; LEIRNER, Sheila. (orgs.). O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 569-610.

OLIVEIRA, Rodrigo de. Violência e Paixão: o cinema moderno europeu e suas relações com o New Queer Cinema. In: MURARI, Lucas; NAGIME, Mateus. (orgs.). New Queer Cinema: Cinema, Sexualidade e Política. São Paulo: Caixa Econômica Federal, 2015. p. 112 - 119.

PEÑUELA-CAÑIZAL, Eduardo. Surrealismo: Rupturas expressivas. São Paulo: Atual, 1986.

PEÑUELA-CAÑIZAL, Eduardo. Surrealismo. In: MASCARELLO, Fernando. (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2008. p. 143-155.

PIDDUCK, Julianne. New queer cinema e vídeo experimental. In: MURARI, Lucas; NAGIME, Mateus. (orgs.). New Queer Cinema: Cinema, Sexualidade e Política. São Paulo: Caixa Econômica Federal, 2015. p. 56 - 67.

REBOUÇAS, Marilda de Vasconcellos. Surrealismo. São Paulo: Ática, 1986.

ROCHA, Anderson Alves da. A era de ouro de Hollywood: História e modo de produção da indústria cinematográfica dos Estados Unidos (1910-1950), Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, v. 12, n. 1, p. 19-34, jan./jun., 2019.

ROUDINESCO, Elisabeth. PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

ZANI, Ricardo. Cinema e narrativas: uma incursão em suas características clássicas e modernas. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 8, n. 15, p. 131-149, 2009.

ZANI, Ricardo. A origem do cinema surrealista ou a gênese de um poeta. Curitiba: CRV, 2017.

Downloads

Publicado

2024-07-01