A Voz Iluminada
DOI:
https://doi.org/10.23925/lf.v17i2.72950Palavras-chave:
Psicanálise cinemaResumo
Resumo:
Neste artigo exploro o diálogo entre a luz do cinema e a algaravia das vozes que ressoa dentro de cada um de nós. Em termos do conteúdo, a ideia inovadora é investigar o cinema a partir da voz, posto que ele é sempre associado ao olhar, e propicia uma ampliação da concepção da voz já estudada na psicanálise, situada, aliás, no cerne da experiência analítica freudiana. Disso sabem bem os cineastas haja vista os filmes em análise seguinte: Nosso sonho no qual os diretores Eduardo Albergaria e Junior Vieira atualizam a relação entre música popular e cinema e a cinebiografia, Bob Marley: One Love (Bob Marley: Um só amor), do diretor Reinaldo Marcus Green, uma combinação entre o escrito e o falado, no ritmo jamaicano, com o rythm and blues nor
Referências
CHION, Michel. La voix au cinéma, Paris: Seuil. 1982.
FREUD, Sigmund. Os instintos e suas vicissitudes. 1916. Primeira edição standard brasileira das obras completas. (OC). Volume XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v 14.
GUIMARÃES, Dinara Machado. Voz na luz - psicanálise e cinema. Rio de Janeiro: Garamond, 2004.
______. La voix dans la lumière - Essais sur le cinéma et la psychanalyse.Revista Digital: Amazon.com.br., 2017.
LACAN, Jacques. A angústia. O seminário livro X. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2005.
______. L’angoisse. Le seminaire livre X. Paris: Seuil. 2004.
______. Encore. The Seminar book XX. New York: Norton, 1998.
______. Encore. Le seminaire livre XX. Paris: Seuil. 1972-1973.
______. Subversion du sujet et dialectique du désir dans l’inconscient freudien. In: Écrits. Paris, 1966, p.793-827.
______. Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. In: Escritos. Rio de Janeiro, 1998, p.807-842.
MAZZONI, Lorenzo. Kebra Nagast: La Biblia Secreta del Rastafari: Nueva Edición en Español. Independently Publishe.2019.
SHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux - Essai interdisciplines. Paris: Seuil.1966.
OBRAS CITADAS
FILME
Nosso sonho (Our Dream). Brasil. 2022.De Eduardo Albergaria e Junior Vieira.
Bob Marley: One Love (Bob Marley: Um só amor.) Paramount Pictures Portugal.2024.De Reinaldo Marcus Green.
CANÇÂO
War (Guerra), de Bob Marley - Everywhere is war (Em todo lugar haverá guerra), Me say war (Eu digo que haverá guerra), That until there are no longer (Até que não existam),
First class and second class citizens of any nation (Cidadãos de primeira e segunda classe em qualquer nação), Until the color of a man's skin. (Até que a cor da pele de um homem),
Is of no more significance than the color of his eyes (Não seja mais significante do que a cor dos seus olhos), Me say war (Eu digo que haverá guerra).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).