Viver em Tempos Sombrios: Do Gozo à Experiência Compartilhada
Resumo
Miriam Debieux nos fala de impasses do sujeito contemporâneo que resultam do atravessamento da lei do desejo pela lei do mercado. Para tanto, recorre a referências que vão de Hannah Arendt e Giorgio Agambem à Zizek passando pelas letras de Drumond e Lispector. Seguindo a autora encontramos questões como a do processo de despolitização e esvaziamento do espaço público e a progressiva familiarização do privado em detrimento de sociabilidades públicas e da amizade. Postas essas questões, somos também levados ao chiste em sua condição de brecha desejante que põe em questão a possibilidade de "reinventar a vida, criar mecanismo de pressão contra a submissão ao poder soberano, resgatar a experiência compartilhada com os amigos, com os contemporâneos".Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).