O fausto de Freud: “O Prêmio Goethe”

Autores

  • Geraldino Alves Ferreira Netto

Palavras-chave:

Freud, Goethe, Cinema

Resumo

Em O fausto de Freud: O Prêmio Goethe, Geraldino Alves Ferreira Netto nos oferece uma abordagem do desejo de Freud aproximando-o do desejo de Goethe uma vez que ambos desejaram um saber sobre o desejo do homem. Levando em conta que o gênio de Goethe já havia antecipado muitas questões que, mais tarde, fizeram o gênio de Freud, este artigo é mais uma oportunidade de lembrar que a psicanálise, usualmente, deve mais à arte que essa ultima deve à psicanálise. No entanto, esta tese se inverte no segundo artigo que Geraldino nos dá a ler: além do caso surrealismo, temos também que levar em conta as influências da psicanálise no expressionismo alemão, especialmente em suas produções cinematográficas. Assim, O cinema alemão no tempo de Freud compõe com o primeiro artigo um giro dialético no qual o desejo de Freud comparece como desejo de Outro chamado Goethe, para depois, se fazer desejo do Outro para o cinema expressionista alemão.

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Biografia do Autor

Geraldino Alves Ferreira Netto

Psicanalista autor de: Wim Wenders, Psicanálise e Cinema, São Paulo: Unimarco, 2001. Professor convidado do Curso de Pós-Graduação lato sensu, em Semiótica Psicanalítica – Clínica da Cultura. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Como Citar

Ferreira Netto, G. A. (2011). O fausto de Freud: “O Prêmio Goethe”. Leitura Flutuante, 2. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/leituraflutuante/article/view/7632

Edição

Seção

Artigos