O cinema alemão no tempo de Freud
Palavras-chave:
Cinema, Freud, alemão, GoetheResumo
Em O cinema alemão no tempo de Freud, Geraldino Alves Ferreira Netto nos oferece uma abordagem do desejo de Freud aproximando-o do desejo de Goethe uma vez que ambos desejaram um saber sobre o desejo do homem. Levando em conta que o gênio de Goethe já havia antecipado muitas questões que, mais tarde, fizeram o gênio de Freud, este artigo é mais uma oportunidade de lembrar que a psicanálise, usualmente, deve mais à arte que essa ultima deve à psicanálise. No entanto, esta tese se inverte no segundo artigo que Geraldino nos dá a ler: além do caso surrealismo, temos também que levar em conta as influências da psicanálise no expressionismo alemão, especialmente em suas produções cinematográficas. Assim, O cinema alemão no tempo de Freud compõe com o primeiro artigo um giro dialético no qual o desejo de Freud comparece como desejo de Outro chamado Goethe, para depois, se fazer desejo do Outro para o cinema expressionista alemão.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).