O Eu é um Outro: Contribuições lacanianas às questões de identidade-alteridade para as humanidades
Resumo
A presente proposta tem como objetivo avaliar de que maneira as humanidades podem se apropriar das contribuições lacanianas com relação às questões de identidade e de alteridade. O texto analisa estas questões utilizando-se de aspectos da mitologia, passando pelas análise da figura do subcomandante Marcos com uma imagem marcante de identidade, dado que este utiza-se sempre de máscara para fazer suas polêmicas apresentações. Analisa a questão do outro como ponto de referência para a identidade e para o estabelecimento da alteridade visto sob o prisma do espelho, ou melhor, do "estádio do espelho".O texto é desdobrado de um capítulo da Tese de Doutoramento cuja defesa teve luar na FFLCH, 2009.Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Como Citar
Pereira, C. (2011). O Eu é um Outro: Contribuições lacanianas às questões de identidade-alteridade para as humanidades. Leitura Flutuante, 3. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/leituraflutuante/article/view/7646
Edição
Seção
Artigos
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).