Mass Media e além: a lógica da inversão no pós-morte das tirinhas do penadinho de Maurício de Souza
Palavras-chave:
Media mass, Pós-morte, LinguagemResumo
Os quadrinhos de Mauricio de Souza se tornaram famosos no Brasil e no exterior. Suas histórias são um meio popular de humor, pois, no caso das tirinhas, veiculam através de cenas rápidas, piadas tradicionais, que apesar de sua simplicidade – na medida em que se destinam principalmente à compreensão de crianças – também são atraentes para o público adulto, devido à sua relação com importantes elementos da cultura brasileira. Através de sua relação com a cultura e sua ampla divulgação há décadas, pretendemos demonstrar nesse meio de cultura de massa (media mass) como esse fenômeno da inversão da linguagem do pós-morte se manifesta nos personagens e nas histórias da turma do Penadinho, segundo a teoria do pensador russo Mikhail M. Bakhtin, relacionando-o com a tradição cultural antiqüíssima do inferno carnavalizado, amplamente difusa na literatura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).