A responsabilidade social empresarial como aparelho de hegemonia

Autores

  • Edilson José Graciolli Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Dias Toitio Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v0i21/22.18625

Palavras-chave:

responsabilidade social empresarial, hegemonia, visões de mundo, Instituto Algar

Resumo

Este artigo analisa o fenômeno da Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
como um aparelho de hegemonia, pois suas ações elaboram e difundem
valores e visões do mundo que visam consolidar a direção moral, intelectual
e política da classe dominante, inclusive por meio da adesão das classes
subalternas, tanto quanto possível, ao padrão privatizado e focalizado
do neoliberalismo acerca da questão social. A pesquisa a ele subjacente,
Responsabilidade social empresarial, sociedade política e disputa por
hegemonia, foi financiada pela Fapemig e investigou projetos e programas do
Instituto Algar, da holding  Grupo Algar (em alusão ao fundador, Alexandrino
Garcia), com sede em Uberlândia-MG.

Biografia do Autor

Edilson José Graciolli, Universidade Federal de Uberlândia

Professor  de  Sociologia  e  Ciência  Política  da  Universidade  Federal  de  Uberlândia.  Autor  dos
livros Privatização da CSN: da luta de classes à parceria. São Paulo: Expressão Popular, 2007; e
Um caldeirão chamado CSN: resistência operária e violência militar na greve de 1988. Uberlândia:
Edufu, 2ª. ed., 2009.

Rafael Dias Toitio, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestrando em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Londrina, com bolsa da CAPES.

Downloads

Publicado

2009-06-20

Como Citar

Graciolli, E. J., & Toitio, R. D. (2009). A responsabilidade social empresarial como aparelho de hegemonia. Lutas Sociais, (21/22), 166–178. https://doi.org/10.23925/ls.v0i21/22.18625

Edição

Seção

Dossiê