Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i9/10.18968Keywords:
Apresentação, lutas sociais, manifestaçõesAbstract
Três importantes processos, estreitamente relacionados: eleição de Lula para presidente; grande sucesso do III Fórum Social Mundial; novo emais contundente ataque do imperialismo estadunidense. Em todos eles,é, no momento, muito difícil, embora imprescindível, discernir o que seinicia e o que se encerra, o que fenece e o que prossegue em novostermos. A perplexidade não é privilégio de poucos delirantes ou dasgrandes massas pretensamente amoldáveis pela chamada mídia ou pormarqueteiros, cujo pior estrago consiste em difundir a idéia de que só existe um meio de fazer política: o dos dominantes. Neste mesmo Brasil, um pouco antes de um processo eleitoral espetacularizado, cerca de 10 milhões de pessoas participaram ativamente, sob a olímpica indiferençados grandes meios de comunicações e dos grandes partidos políticos deesquerda (governando estados e municípios), do plebiscito sobre a ALCA; em todo o mundo, grandes manifestações de massa fizeram a críticaprática do discurso sobre a globalização e identificaram na ofensivaimperialista a principal ameaça à paz.Muito resta em aberto, até porque o fundamental depende da correlação entre as forças em luta.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.