Professores em luta: práticas alternativas de organização sindical. O caso de SUTEBA Bahía Blanca (Argentina)

Authors

  • Pablo Ariel Becher CONICET Universidad Nacional del Sur Colectivo de Estudios e Investigaciones Sociales GT CLACSO AC&SE http://orcid.org/0000-0002-8029-1252

Keywords:

BAHÍA BLANCA- ESTRATÉGIAS- CONFLITIVIDADE NA EDUCAÇÃO- PRÁTICAS DA UNIÃO- SUTEBA.

Abstract

O estudo do sindicalismo dos professores a partir das suas práticas e experiências de conflito permite-nos revelar uma vantagem impensável das formas como a luta de classes se desenvolve no sector estatal na Argentina no período pós-convertibilidade (2003-2015). Voltando a um sindicato específico na província de Buenos Aires, que demonstrou níveis muito elevados de mobilização e greve, este documento investiga a partir de uma metodologia qualitativa e quantitativa o processo de acções de protesto e as formas de organização colectiva e alternativa que ocorreram na secção da SUTEBA de Bahía Blanca, por um lado para fazer avançar a relação entre estratégias, experiências e práticas dos professores nos processos de constituição de organizações sindicais, e por outro lado nas formas de construção de significados políticos que os professores experimentam como sector assalariado.

Author Biography

Pablo Ariel Becher, CONICET Universidad Nacional del Sur Colectivo de Estudios e Investigaciones Sociales GT CLACSO AC&SE

Graduado como Profesor y Licenciado en Historia en la Universidad Nacional del Sur (UNS), Magister en Sociología en la Universidad Nacional del Sur (UNS) y actualmente doctorando en Ciencias Sociales por la Universidad de Buenos Aires (UBA). Filiación institucional: CONICET- UNS- CEISO

Published

2021-06-30

How to Cite

Becher, P. A. (2021). Professores em luta: práticas alternativas de organização sindical. O caso de SUTEBA Bahía Blanca (Argentina). Lutas Sociais, 25(46), 17–28. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/54275