A mundialização imperialista
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i11/12.18695Resumen
Um debate que tem sido travado hoje em dia e que tem implicaçõespolíticas importantes trata da natureza da atual fase do desenvolvimentocapitalista. Há idéias diferentes sobre se existe uma tendência unipolar oumultipolar na fase atual, se a concepção de imperialismo continua sendoexplicativa ou se hoje se vive uma fase com características inéditas. Esse artigodefende a idéia de que a fase atual do capitalismo é uma fase que se aproxima darealização de um império universal, perspectiva existente antes mesmo docapitalismo, mas que a suas características fundamentais se expressam em umaprofundamento do imperialismo capitalista, particularmente a financeirização e amilitarização. No entanto, são as próprias contradições imperialistas a conter arealização do império do mundo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.