Convergências entre as vanguardas russas e o cinema soviético
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v21i38.33250Palabras clave:
cinema soviético, vanguardas russas, futurismo, formalismo.Resumen
Este ensaio é uma breve introdução e busca pontuar, nas contrações do parto do cinema soviético durante o processo da Revolução de Outubro, as confluências de alguns movimentos estéticos que marcaram a origem do pensamento cinematográfico russo. Em particular as influências e posteriores perseguições de três personagens que tiveram forte influência no período: Vladimir Maiakóvski, Vsevolod Meyerhold e Serguei Tretiakov. Nesse sentido também alguns aspectos do papel do futurismo e da Escola Formalista para o construtivismo da Frente de Esquerda das Artes, que seria um dos polos aglutinadores dos primeiros passos da explosão do cinema revolucionário soviético.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.