A responsabilidade social empresarial como aparelho de hegemonia
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v0i21/22.18625Palavras-chave:
responsabilidade social empresarial, hegemonia, visões de mundo, Instituto AlgarResumo
Este artigo analisa o fenômeno da Responsabilidade Social Empresarial (RSE)como um aparelho de hegemonia, pois suas ações elaboram e difundem
valores e visões do mundo que visam consolidar a direção moral, intelectual
e política da classe dominante, inclusive por meio da adesão das classes
subalternas, tanto quanto possível, ao padrão privatizado e focalizado
do neoliberalismo acerca da questão social. A pesquisa a ele subjacente,
Responsabilidade social empresarial, sociedade política e disputa por
hegemonia, foi financiada pela Fapemig e investigou projetos e programas do
Instituto Algar, da holding Grupo Algar (em alusão ao fundador, Alexandrino
Garcia), com sede em Uberlândia-MG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.