Dramaturgos e grupos de teatro no Brasil pós-1964: arte, cultura e política
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v18i32.25702Palavras-chave:
Dramaturgos, engajamento, teatro, política.Resumo
Teatro social e teatro engajado são duas denominações, entre outras, que ganharam corpoem meio a um vivo debate que atravessou o final do século XIX e se consolidou no século XX.Seu ponto de convergência estava na tessitura das relações entre teatro e política ou mesmoentre teatro e propaganda. Para o crítico inglês Eric Bentley, o teatro político se refere tantoao texto teatral como a quando, onde e como ele é representado. Este artigo aborda o temado engajamento, de modo geral, e o perfil de alguns personagens que, como figuras políticas,intervêm criticamente na esfera pública, trazendo consigo não só a transgressão da ordem(como afirma Pierre Bourdieu) e a crítica do existente, mas também a crítica do modo de suainserção no modo de produção capitalista e, portanto, a crítica da forma e do conteúdo de suaprópria atividade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.