Transformação e preferência pelas desigualdades econômicas e escolares

Autores

  • Antonio Paulino de Sousa Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35876

Palavras-chave:

Preferência, massificação do ensino, desigualdades escolares, transformação, capital.

Resumo

Este artigo tem por objeto discutir sobre a “transformação” e a preferência pelas
desigualdades sociais e escolares. A classe operária parecia apresentar alternativas de mudanças e as transformações estruturais não aconteceram mesmo com as esquerdas no poder. A produção das desigualdades é algo inerente ao próprio sistema capitalista e o sistema de ensino funciona como um aparelho de justificação das desigualdades sociais e escolares. A massificação do ensino superior na França não significou redução das desigualdades. O retorno da herança tende a ampliar os níveis de desigualdades gerando assim uma crise da solidariedade.

Biografia do Autor

Antonio Paulino de Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Sociologia; professor dos Programas de pós-graduação em Ciências Sociais e
em Educação, ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís-MA, Brasil.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

de Sousa, A. P. (2017). Transformação e preferência pelas desigualdades econômicas e escolares. Lutas Sociais, 21(39), 36–48. https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35876