A disciplina Geografia do Brasil na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais (1939-1953) e a construção da ideologia nacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35877Palavras-chave:
Geografia do Brasil, ideologia nacional, Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, território.Resumo
No Brasil, a criação das Faculdades de Filosofia durante a primeira metade do século XX marcou um novo momento de atuação institucional para a Geografia do país: o da Universidade e do Ensino Superior. A promoção da ciência e a formação qualificada de professores não as isentam de um saber desinteressado, mas vincula-se à construção da ideologia nacional. Essa característica foi observada na análise de documentos afeitos à disciplina Geografia do Brasil da Faculdade de Filosofia de Minas Gerais. Sua estrutura e conteúdos elegem elementos do território nacional para a construção de discursos focados na modernização do Estado brasileiro, portanto possuem articulações com ideologias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.