Lenin e a atualidade do princípio de ditadura do proletariado
DOI:
https://doi.org/10.23925/ls.v21i39.35882Palavras-chave:
Estado, capitalismo, socialismo, ditadura do proletariado.Resumo
A história do século XX está estreitamente relacionada à Revolução Russa de 1917. Este artigo discute a atualidade do conceito leniniano de ditadura do proletariado em contraposição às concepções de Stalin acerca da transição socialista. Enquanto o conceito leniniano de ditadura do proletariado estabelece a necessidade de destruição do Estado burguês através do controle e extinção do seu núcleo duro – o burocratismo – pelo proletariado; as concepções de Stalin caminham no sentido do fortalecimento do Estado autoproclamado socialista e da consolidação de um capitalismo de Estado. O conceito de Lenin de ditadura do proletariado faz-se, pois, primordial para se pensar as possibilidades de transformação da sociedade capitalista.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Matérias assinadas não expressam necessariamente a posição do coletivo da revista e são de exclusiva responsabilidade do(a)s respectivo(a)s autore(a)s.
Ao enviar seus textos, o(a)s autore(a)s cedem seus direitos à Lutas Sociais, que autoriza, com prévia permissão do Comitê Editorial, a reprodução das publicações, desde que conste o crédito de referência.