A gentrificação e a hipótese do diferencial de renda: limites explicativos e diálogos possíveis

Autores

  • Alvaro Luis dos Santos Pereira Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

gentrificação, produção do espaço urbano, diferencial de renda, estetização, valorização

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre os processos de gentrificação a partir da combinação de argumentos dos modelos teóricos centrados na oferta com hipóteses dos modelos centrados na demanda. São apontados limites explicativos das interpretações elaboradas a partir da noção de diferencial de renda, destacando-se como aspectos problemáticos à indefinição dos fatores constitutivos daquilo que os autores que abordam a gentrificação a partir desta chave analítica chamam de renda potencial, bem como a indeterminação espacial do campo de incidência desse fenômeno. Sugere-se a articulação entre o argumento do diferencial de renda e proposições acerca do conteúdo econômico assumido por fatores simbólicos como forma de se alcançar uma compreensão mais abrangente acerca das causas e da dinâmica territorial dos processos de gentrificação.

Biografia do Autor

Alvaro Luis dos Santos Pereira, Universidade de São Paulo

O autor graduou-se em Direito pela Universidade de São Paulo no ano de 2007. Concluiu o programa de mestrado na mesma instituição em 2011, na área de Direito Econômico e Financeiro. Iniciou o programa de doutorado no mesmo programa em 2012. Atua como pesquisador no Laboratório Direito à Cidade e Espaço Público / FAU-USP desde fevereiro de 2013.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

dos Santos Pereira, A. L. (2014). A gentrificação e a hipótese do diferencial de renda: limites explicativos e diálogos possíveis. Cadernos Metrópole, 16(32), 307–328. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/16929