Planejamento de equipamentos urbanos comunitários de educação: algumas reflexões

Autores

  • Fernando Henrique Neves Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

equipamentos urbanos comunitários, planejamento urbano, critérios de planejamento, implantação de escolas, meio ambiente urbano

Resumo

Os equipamentos urbanos comunitários têm um grande potencial de ordenamento urbano. Através deles é possível criar ambientes urbanos de maior qualidade socioespacial e uma coerente distribuição espacial. Para isso, as diferentes maneiras de planejamento para implantação desses equipamentos necessitam ser compreendidas, tanto em seus aspectos qualitativos como técnicos. Esse artigo, por meio de literatura técnica e científica, explora diferentes critérios que podem ser utilizados para implantação de equipamentos urbanos comunitários de educação. São abordadas características do entorno, dimensionamento da capacidade, raio de influência, acessibilidade, circulação e a relação desses equipamentos com a sustentabilidade urbana. O artigo conclui ser fundamental o planejamento criterioso de equipamentos urbanos comunitários visando um melhor desenvolvimento do meio urbano e facilitar a gestão pública.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Neves, Universidade Federal do Paraná

Arquiteto e urbanista formado pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em gestão de projetos pela FESP-PR, mestrando em Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná.  Desde 2010 trabalha no Instituto Federal do Paraná, onde possui mais de 75.000,00 m² de área projetada sob sua responsabilidade. Atualmente também é pesquisador na área de meio ambiente urbano, cidade e meio ambiente, planejamento, projeto e desenho urbano.

Downloads

Publicado

2015-11-22