O aluguel como gestão da insegurança habitacional: possibilidades de securitização do direito à moradia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4904

Palavras-chave:

aluguel popular, securitização, informalidade, insegurança habitacional, auxílio aluguel

Resumo

Este artigo busca compreender novas dinâmicas imobiliárias locatícias nos territórios populares em São Paulo à luz das transformações macroestruturais que consolidaram a predominância da reprodução de capital fictício – que alteraram relações de trabalho, mecanismos de extração de renda e dão novos contornos ao papel estatal. A hipótese é a de que, com o incremento das relações de trabalho “sem forma” na periferia do capitalismo, ganha relevância o papel do aluguel popular na conformação de um modo de vida marcado pela permanente insegurança habitacional. Tal dinâmica é incentivada e regulada por políticas públicas de direito à moradia que estão produzindo e vinculando tal insegurança à possibilidade de remuneração financeira, gerando ambiente propício à atuação de regimes privados de gestão territorial.

Biografia do Autor

Isadora de Andrade Guerreiro, FAUUSP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Professora Colaboradora na FAUUSP, Departamento de Projeto, Grupo de Disciplinas de Planejamento Urbano e Regional. Pós-doutorado no Labcidade-FAUUSP, Observatório de Remoções.

Publicado

2020-08-26

Como Citar

de Andrade Guerreiro, I. (2020). O aluguel como gestão da insegurança habitacional: possibilidades de securitização do direito à moradia. Cadernos Metrópole, 22(49), 729–756. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4904