Metropolização e planejamento territorial como perspectiva de desenvolvimento em Angola

Autores

  • José Caléia Castro Universidade do Vale do Paraíba, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e regional. São José dos Campos, SP/Brasil.
  • Paulo Romano Reschilian Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. São José dos Campos, SP/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4908

Palavras-chave:

Angola-Luanda, desenvolvimento regional, metropolização, planejamento urbano, planejamento híbrido

Resumo

O processo de metropolização e crescimento econômico de Angola desde o pós-guerra (2002) motivou a elaboração do planejamento territorial como estratégia para o desenvolvimento urbano/regional. Este trabalho analisa as ações de planejamento e desenvolvimento das realidades do Sul global, a partir do estudo dos processos de metropolização de Luanda, num contexto em que se intensificam o crescimento demográfico e a urbanização informal. Embora seja uma das maiores expressões das assimetrias e precariedades socioespaciais contemporâneas, Luanda convive com as aspirações do desenvolvimento urbano pós-moderno e neoliberal trazidas pelas pressões da globalização. Por meio da aplicação de uma metodologia mista, constatou-se que o pensamento tecnocrata neoliberal aplicado ao planejamento dessas realidades debate-se com a predominância estrutural da informalidade e configura um espaço híbrido.

Biografia do Autor

José Caléia Castro, Universidade do Vale do Paraíba, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e regional. São José dos Campos, SP/Brasil.

Universidade do Vale do Paraíba, Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e regional. São José dos Campos, SP/Brasil.

Paulo Romano Reschilian, Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. São José dos Campos, SP/Brasil.

Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional. São José dos Campos, SP/Brasil.

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Castro, J. C., & Reschilian, P. R. (2020). Metropolização e planejamento territorial como perspectiva de desenvolvimento em Angola. Cadernos Metrópole, 22(49), 841–868. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2020-4908