A construção de um problema público: ativismo no centro histórico de Lisboa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5007

Palavras-chave:

ativismo urbano, Lisboa, direito à habitação, problema público, sociologia pragmática

Resumo

Parte-se, neste artigo, do estudo empírico de coletivos, associações e instituições atuantes na cidade de Lisboa e da mobilização de referências teórico-metodológicas da sociologia pragmática. Busca-se analisar como uma série de denúncias de casos individuais de despejos ganhou o estatuto de coletividade, tornando a luta pelo direito à habitação no centro histórico da capital um assunto prioritário nas agendas públicas local e nacional. Partindo do entendimento de que os problemas públicos da cidade não são dados da realidade, e sim construções político-sociais, pretende-se contribuir com as reflexões sobre o ativismo urbano, mapeando suas estratégias de publicização e de sensibilização de públicos.

Biografia do Autor

Heitor Vianna Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR-UFRJ), com passagem pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC). Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas da Sociologia, do Planejamento Urbano e da Arquitetura, com ênfase em questões sobre: a cidade, suas dinâmicas e suas representações; a construção dos problemas sociais; e a profissão do arquiteto. Como professor, foi tutor a distância da disciplina Método de Pesquisa I do Curso de Tecnólogo de Segurança Pública e Social da Universidade Federal Fluminense. Foi também membro da Comissão Editorial da Revista Plural e, atualmente, desempenha mesma função na Revista E-Metropolis. Durante toda a sua trajetória acadêmica, recebeu o apoio financeira das agências de financiamento CAPES e CNPQ.

Publicado

2020-12-03

Como Citar

Moura, H. V. (2020). A construção de um problema público: ativismo no centro histórico de Lisboa. Cadernos Metrópole, 23(50), 177–202. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5007