A construção do poder público como espaço privado na cidade de Diadema (1983 a 1996)

Autores

  • Joana Darc Virgínia dos Santos

Palavras-chave:

história das cidades, urbanismo, políticas públicas em habitação, movimentos sociais

Resumo

A demanda social por infraestrutura básica em habitação e a necessidade de organização espacial da cidade gerou uma série de desdobramentos na constituição do espaço urbano de Diadema. Entre 1983-1996, a cidade teve à frente da administração pública três gestões do Partido dos Trabalhadores que propuseram a implantação da participação popular direta na gestão pública. É intuito deste artigo investigar a construção da cidade de Diadema através da atuação dos diferentes sujeitos: representantes do poder público e munícipes, durante as três gestões consecutivas do PT. Dessas relações e conflitos foram criados os mecanismos que propiciaram a implantação do Plano Diretor naquela cidade em 1994.

Biografia do Autor

Joana Darc Virgínia dos Santos

Especialista e Mestranda em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bacharel e licenciada plena em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André (São Paulo, Brasil).

Downloads

Como Citar

Santos, J. D. V. dos. (2011). A construção do poder público como espaço privado na cidade de Diadema (1983 a 1996). Cadernos Metrópole, (21). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5965