Dinâmica demográfica versus processo de produção e reprodução de aglomerados subnormais

Autores

  • Michelli Beduschi
  • Carlos Mello Garcias

Palavras-chave:

planejamento urbanoambiental, análise de áreas de risco, gestão urbana, gestão metropolitana, gestão ambiental, ordenamento territorial, mudanças socioespaciais.

Resumo

As incompatibilidades do uso do solo, em relação aos seus atributos, incorrem em impactos ambientais significativos: aceleração de riscos de caráter geológico-geotécnico, sobretudo escorregamentos e enchentes. As municipalidades metropolitanas brasileiras constituem o principal cenário da pressão antrópica sobre o suporte natural frágil ante a densificação populacional e construída, incorrendo em processos erosivos induzidos. Explora-se uma abordagem conceitual dos procedimentos adotados no planejamento e na gestão urbana para o trato das problemáticas urbanísticas, ambientais, socioespaciais e econômicas, tendo como escopo o gerenciamento de áreas de risco – ocupação inadequada do solo urbano e suas conseqüências.

Biografia do Autor

Michelli Beduschi

Especialista em Sistema de Gestão Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Arquiteta e urbanista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Paraná, Brasil).

Carlos Mello Garcias

Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Engenheiro Civil e Hidráulico pela Universidade Federal do Paraná. Professor do curso de Engenharia Ambiental e do Programa de Mestrado em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Paraná, Brasil)

Downloads

Como Citar

Beduschi, M., & Garcias, C. M. (2012). Dinâmica demográfica versus processo de produção e reprodução de aglomerados subnormais. Cadernos Metrópole, (19). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8709

Edição

Seção

Artigos