Avanços e desafios na experiência brasileira de urbanização de favelas

Autores

  • Adauto Lúcio Cardoso

Palavras-chave:

habitação, favela, política habitacional, habitação de interesse social, urbanização de favelas.

Resumo

A urbanização de favelas no Brasil se consolidou a partir da década de 1980, a partir de um conjunto de práticas que se desenvolveram em importantes cidades brasileiras, sob a responsabilidade de governos locais. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma avaliação da experiência brasileira em urbanização de favelas, tomando como base, além da literatura existente sobre o tema, pesquisa desenvolvida em seis metrópoles brasileiras1 (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife e Belém), buscando identificar as características dos processos desenvolvidos e os obstáculos e potencialidades para o desenvolvimento de uma política nacional para enfrentamento do problema.

Biografia do Autor

Adauto Lúcio Cardoso

Arquiteto, doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, professor pesquisador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)

Downloads

Como Citar

Cardoso, A. L. (2012). Avanços e desafios na experiência brasileira de urbanização de favelas. Cadernos Metrópole, (17). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8771