Segregação residencial, condição social e raça em Salvador

Authors

  • Inaiá Maria Moreira de Carvalho
  • Vanda Sá Barreto

Keywords:

segregação residencial, raça, desigualdades sociais e raciais, regiões metropolitanas, Salvador.

Abstract

Este trabalho discute as articulações entre segregação residencial, posição social e raça em Salvador, a terceira maior metrópole brasileira, onde os negros tem uma presença particularmente expressiva na população. Para isto ele discute o caráter, a relevância e as diversas manifestações da segregação, abordando sua complexidade no caso brasileiro e suas características no tecido urbano de Salvador. Fundamentando-se empiricamente em dados censitários espacializados, o texto constata que a raça não constitui uma categoria insignificante para a análise dos processos de segregação residencial urbana, embora não tenha um caráter auto-evidente e, no caso de Salvador, assuma uma dimensão moderada, acentuando-se nas áreas residenciais superiores mas se reduzindo bastante nas áreas populares, onde pobres e negros estão concentrados.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Inaiá Maria Moreira de Carvalho

Pesquisadora do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia. Professora do Mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica de Salvador e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (Bahia, Brasil). Bolsista do CNPq.

Vanda Sá Barreto

Socióloga, Especialista em Políticas Públicas para a População Negra.

How to Cite

Carvalho, I. M. M. de, & Barreto, V. S. (2012). Segregação residencial, condição social e raça em Salvador. Cadernos Metrópole, (18). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/8737