Financeirização do imobiliário no Brasil: uma análise dos agentes envolvidos nas operações de securitização (2005-2020)
DOI:
https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5302Palabras clave:
Financeirização, Crédito habitacional, Sistema Financeiro Imobiliário, Fundos de Investimento Imobiliário, SecuritizaçãoResumen
Este trabalho busca explorar o do processo de financeirização do imobiliário no Brasil sob o prisma da securitização e outros mecanismos financeiros criados no sentido de conectar o mercado financeiro e o mercado imobiliário. O estudo baseia-se na análise dos principais atores envolvidos nessas operações, pontuando as especificidades no comportamento desses agentes em uma economia periférica. Para tal, fundamenta-se na análise de uma base de dados sobre as operações de securitização no Brasil de 2005-2020. Foi possível constatar a capacidade limitada desses mecanismos financeiros de financiar a habitação. Ademais, tem cumprido um papel fundamental para o setor financeiro: a aceleração do ciclo de reprodução capital no setor imobiliário e a absorção crescente da riqueza imobiliária sob fundos de investimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 João Bosco Moura Tonucci Filho, Ramon da Silva Torres, Renan Pereira Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La revista no puede pagar derechos de autor o distribuir reimpresiones.
El Instrumento Privado de Autorización y Asignación de Derechos de Autor, fechado y firmado por el (los) autor (es), debe transferirse en el paso 4 de la presentación (Transferencia de documentos complementarios). En caso de duda, consulte el Manual de envío del autor.
El contenido del texto es de responsabilidad del autor (es).