Por um novo enfoque teórico na pesquisa sobre habitação

Autores/as

  • Ermínia Maricato

Palabras clave:

habitação, teoria, construção, trabalho

Resumen

O texto constata que a maior parte das pesquisas sobre habitação se dão no contexto da esfera do consumo, dimensionando-o e qualificando-o. O Estado e as políticas públicas ocupam um papel central no conjunto desses trabalhos. Embora eles forneçam um quadro importante sobre a carência de moradias, a segregação territorial, a exclusão social e as políticas institucionais ignoram, frequentemente, a centralidade da produção na determinação do ambiente construído. Em especial, chamam a atenção a produção acadêmica sobre arquitetura e urbanismo que ignora a construção e a produção sobre tecnologia que ignora o trabalho. Essas características estão nas raízes da formação da sociedade brasileira – desprezo pelo trabalho, distanciamento entre discurso e prática. É preciso reorientar o enfoque teórico da pesquisa sobre habitação.

Biografía del autor/a

Ermínia Maricato

Arquiteta e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora Titular da área de Planejamento Urbano do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Comissão de Pesquisa e Membro do Conselho de Pesquisa da Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil).

Cómo citar

Maricato, E. (2011). Por um novo enfoque teórico na pesquisa sobre habitação. Cadernos Metrópole, (21). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/5954