Economia Criativa: uma estratégia de desenvolvimento urbano em Belo Horizonte

Auteurs-es

  • Renata de Leorne Salles Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Sociais, Programa de Pós- -Graduação em Ciências Sociais. Belo Horizonte, MG/Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5722-3753

DOI :

https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5412

Mots-clés :

Economia criativa, desenvolvimento urbano, produção do espaço, política pública, inflexão neoliberal

Résumé

Este artigo pretende construir uma base de reflexão sobre a Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento urbano, adotada no Brasil nas últimas décadas. Será traçado um panorama acerca do novo setor através de uma revisão bibliográfica e, para exemplificar, tomaremos a cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, onde tal segmento vem sendo incorporado pelos governos estadual e municipal através de políticas públicas culturais visando à valorização do plano local. As propostas mapeadas na capital nos permitirão pensar sobre a hipótese da adoção da Economia Criativa como um modelo de crescimento econômico que corrobora com a lógica de transformação espacial por meio da prática do empreendedorismo urbano local – baseada numa dinâmica rentista-financeira –, incentivando novos estudos na área.

Publié-e

2022-05-22

Comment citer

Salles, R. de L. (2022). Economia Criativa: uma estratégia de desenvolvimento urbano em Belo Horizonte. Cadernos Metrópole, 24(54), 721–738. https://doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5412